Novidade deve atrair 40 mil veículos/dia e economizar R$ 1,2 bi/ano em combustível

O Brasil terá seu primeiro túnel imerso, com 870 metros de extensão sob o mar, conectando as cidades de Santos e Guarujá. O projeto, lançado em fevereiro pelo governador Tarcísio de Freitas, representa um investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre Governo do Estado, Governo Federal e iniciativa privada. A estrutura será construída, operada e mantida por uma concessionária, com previsão de conclusão em até 30 anos.

Atualmente, o deslocamento entre as duas cidades é feito por balsas ou por uma rodovia de aproximadamente 40 km. Diariamente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres utilizam os serviços de travessia aquaviária. O túnel, localizado no centro do canal entre as regiões de Outeirinhos (Santos) e Vicente de Carvalho (Guarujá), reduzirá o tempo de viagem para cerca de cinco minutos, além de integrar sistemas de transporte público e melhorar a logística regional.

– Próximas etapas do projeto

O projeto está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O edital de concessão foi lançado em fevereiro, e o leilão está previsto para 1º de agosto de 2025. A iniciativa privada será responsável pela elaboração do projeto executivo, construção, operação e manutenção por três décadas, com remuneração via tarifa de usuários e possíveis contrapartidas públicas.

Além disso, a construção seguirá etapas específicas, incluindo a preparação do solo, fabricação de módulos de concreto em doca seca, transporte por flutuação e imersão controlada no leito marítimo. Sensores e sistemas eletrônicos garantirão o posicionamento preciso dos segmentos, que serão recobertos por camadas de proteção contra impactos externos.

– Impactos na região

O túnel deve solucionar um gargalo histórico na mobilidade da Baixada Santista, facilitando o tráfego de veículos, transporte público, ciclistas e pedestres. Além disso, a obra não interferirá na expansão do Porto de Santos, o maior da América Latina, e pode impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, destaca a importância do projeto: “este túnel pode se chamar ‘determinação’. ‘Determinação’ do presidente Lula, do governador Tarcísio, de tirar um projeto de mais de 100 anos do papel. Representa a mudança de uma
realidade que, por muito tempo, limitou o potencial de nossas cidades. Durante décadas, muitos moradores de Santos e Guarujá perderam horas nas filas da travessia de balsas. O túnel permitirá que todos nós possamos cruzar essas duas importantes cidades de forma muito mais rápida e segura”.

Já sobre a relação com o porto e o equilíbrio entre a logística portuária e a melhoria no tráfego de veículos e pedestres com essa nova ligação, o líder do Executivo lembra que: “durante muito tempo se falava que a cidade e o porto estavam de costas um para o outro. Hoje isso mudou, fruto de planejamento e muito diálogo englobando todo o setor portuário, como empresas responsáveis por terminais, operadoras portuárias, trabalhadores, sindicatos, e a Autoridade Portuária. O Túnel Santos-Guarujá tem potencial para trazer melhorias significativas para o Porto de Santos, contribuindo para a eficiência operacional e o desenvolvimento econômico da região. A expectativa é que o tráfego nas vias convencionais diminua, o que pode facilitar o acesso ao porto e melhorar a logística de transporte na região. No entanto, como em qualquer projeto de infraestrutura, é importante considerar também os desafios e impactos que podem surgir durante a obra. A construção vai gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, com picos durante as fases de escavação previstas para acontecerem entre 2026 e 2028. Com o projeto finalizado, esse investimento na infraestrutura pode atrair novos negócios, promovendo o crescimento econômico não apenas de Santos, mas também do Guarujá e áreas adjacentes”.

– Atração de investimentos

Neste mês de abril, o governo de São Paulo vem participando de roadshows internacionais, incluindo visitas a projetos similares, como o túnel Fehmarnbelt (Dinamarca-Alemanha), para atrair investidores. Com licença ambiental prévia e estudos validados por consultorias internacionais, o Túnel Santos-Guarujá representa um marco na infraestrutura brasileira, combinando inovação técnica e impacto socioeconômico para a Baixada Santista.