Prefeitos eleitos se reúnem em congresso com foco nos primeiros 100 dias de mandato
APM com apoio UVESP, promove encontro de novas lideranças
Nos dias 18 e 19 de novembro, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) sediou o 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo, um evento inédito promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) em correalização com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) e com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.
O encontro reuniu prefeitos eleitos e reeleitos de todo o estado de São Paulo, além de autoridades, especialistas, ministros e secretários de Estado, com o objetivo de oferecer apoio técnico e fortalecer os gestores municipais, especialmente durante os primeiros 100 dias de mandato.
Preparo para os desafios da gestão municipal
“Os gestores eleitos pela população agora têm uma grande responsabilidade, que é atender às demandas apresentadas na campanha e implantar o Plano de Governo aprovado pelos eleitores”, afirmou o presidente da APM e ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.
A programação do evento contemplou uma série de painéis e debates sobre temas relevantes para a gestão municipal, como modernização administrativa, gestão de tributos, nova lei de licitações, contabilidade pública, saúde, educação, mudanças climáticas, cidades resilientes
e desburocratização.
Tribunal de Contas presente
O Conselheiro Dimas Ramalho, representando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participou da abertura do evento e destacou a importância da humildade e da análise cuidadosa na tomada de decisões. “Não faça nada de maneira urgente. Analise antes e tome a decisão correta”, aconselhou.
Já o Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, proferiu palestra no encerramento do evento, na qual abordou temas como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), a Nova Lei de Licitações e Contratos Públicos e a responsabilidade fiscal dos gestores. “O equilíbrio fiscal é outro ponto fundamental para a administração”, afirmou. “É preciso não haver déficit na execução orçamentária expressivo e que não haja um superavit expressivo. O governo não é feito para ser superavitário: o governo é feito para não ser deficitário. Deixar um monte de dinheiro em caixa não indica que você fez uma gestão adequada”.
Sucesso de público e participação
O 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo foi considerado um sucesso de público e participação, com 202 prefeitos inscritos.
“Foram dias muito produtivos. Os municípios precisam se fortalecer mais e é com iniciativas como essa que vamos fazer o país avançar”, declarou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
Marcelo Barbieri, também celebrou o sucesso do evento: “garantimos muito conteúdo, pensando no que os prefeitos precisarão fazer em seus mandatos, trazendo soluções para atender os 645 municípios do nosso estado, homens e mulheres eleitos para representar os interesses do povo paulista”.
Painel Mulheres Municipalistas
Um dos destaques do evento foi o painel Mulheres Municipalistas, que abordou a defesa de políticas públicas de inclusão e igualdade para as mulheres. “Não existe disputa entre prefeitos e prefeitas. Precisamos de parceria para avançar nas ações voltadas à segurança da mulher”, afirmou a secretária de Políticas para Mulheres do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro.
União entre prefeitos e vereadores
O presidente do Conselho Gestor da UVESP, Sebastião Misiara, ressaltou a importância da união entre prefeitos e vereadores para o desenvolvimento dos municípios. “Nosso trabalho é mostrar aos vereadores que é preciso apoiar as grandes causas que os prefeitos e prefeitas têm pela frente. A eleição termina e, no dia da eleição, nasce um só partido, o partido municipalista. E é esse partido que, unido, vai resolver os problemas”.
O evento proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, contribuindo para a construção de uma gestão municipal mais eficiente e transparente.