GENTE EM PRIMEIRO LUGAR 

Por Sebastião Misiara

A ninguém é licito ignorar que o país busca um novo paradigma de política para encontrar a igualdade social. Esse paradigma surge como imposição da sociedade e como imperativo da própria consciência de pessoas responsáveis e lúcidas.

O governador João Dória tem projetados negócios que ajudarão o “Estado de Respeito” a reafirmar sua posição de quem conduz, mas, com especial atenção, a criar condições de sobrevivência e cidadania para os mais pobres.

Muito longe das telas e nem próximo dos twitters, o Governador de São Paulo, abre condições de empregabilidade para as pessoas com deficiência que, além de contratadas, irão ser atendidas, se necessário for, em instituições apropriadas.

A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, cujo trabalho ao longo da sua vida de deputada, foi encontrar soluções para os problemas dessas pessoas que representam 14% da população paulista, aplaudiu a medida e comemora o apoio do governador às ações de sua Pasta.

E nessa linha solidária, quando prefeito,  Doria conseguiu espaço em empresas privadas para contratar “moradores em situação de rua”, os não contabilizados pela justiça social. Encontramos no restaurante “Coco Bambu”, uma mulher da limpeza, que se  identificou como ex-moradora de rua e que “foi esse o maior presente de sua vida”.  Ser colocada no mercado de trabalho.

Heróis  do intelecto humano, como Buda, Confúcio, Adam Smith, Montesquieu, e Voltaire, deixaram gravada, cada um a seu modo, a mesma recomendação: Ajusta teus pensamentos à realidade ao seu redor”.

Erradicar a pobreza, criar uma sociedade de cidadãos, abrir acesso ao emprego, à cultura e à educação, tem que ser um ato de criatividade do agente público. João Doria caminhou pelas transformações exigidas pela sociedade. Tem sido um “vendedor de idéias e projetos” para a iniciativa privada, regulando com austeridade, o dinheiro do povo. Como fez recentemente lançando o EMPREENDA RAPIDO, programa que ajuda quem quer empreender.

A massa do povo é suficientemente lúcida – já dizia Loewentein – para reclamar um mínimo de justiça social e segurança econômica, e o que tem feito com maestria quando prefeito e agora como governador, o dirigente do “Estado de Respeito”.

Nem a mais perfeita Constituição está em situação de satisfazer essas aspirações, por mais pretencioso que possa ser o catálogo dos direitos fundamentais, econômicos e sociais.

Exatamente por isso, devem os agentes públicos em todas as esferas priorizar os recursos do povo para as políticas públicas que venham em beneficio do povo. A partir dai convocar a iniciativa privada, exemplo bem sucedido no Governo do Estado.

São várias as ações nesse sentido do Doria, pois  cuidar de gente, revelar talentos e vocações, dessa parcela da população que não pode –sem apoio – dedicar parte de sua vida a crescer na cidadania, no auto-respeito e na plenitude de suas potencialidades, reforça a Auto-Estima e cria uma “Sociedade de Cidadãos”.