Analisar e respeitar o passado, mas construir o futuro

Respeitar a História é consagrar aqueles que ,em lutas constantes, trouxeram conquistas para os municípios, trouxeram de volta a Democracia em sua plenitude.

Todavia, construir o futuro é pensar uma Nação aonde todos possam comemorar o Município, fonte de todas as lutas municipalistas, pois a Nação Brasileira neles está instalada.

Hoje, pressionados pelas demandas, carências e impasses administrativos, os municípios recebem encargos, mas não os recursos para cumprir suas missões.

Por isso a criatividade dos municipalistas instalados nos municípios precisa ser constantemente oxigenada.

O cidadão vive, respira, trabalha e se realiza no município. Cada pessoa tem que construir sua identidade na comunidade aonde vive. Conta, para tanto, com seus eleitos com seu voto, com sua dedicação e com seu empenho.

Analisar e respeitar o passado é relembrar daqueles que sempre lutaram ao longo dos seus mandatos para uma cidade melhor.

Todavia pensar o futuro e imaginar o preciso ser feito, é um dever de prefeitos e vereadores, que não podem esperar uma Reforma Tributária que não chega.
Precisamos, nos municípios, completar o processo de urbanização , a maior tarefa posta na frente de todos. Chegará o ano 2030, quando praticamente 90% da população estará nas cidades, cujas pessoas esperam de todos uma estratégia de enfrentamento da crise urbanas.

Sabemos que na maioria dos municípios, prefeitos e vereadores altamente criativos enfrentam a falta de recursos – sem perder a esperança na Reforma Tributária- e criam condições de comemoração.
Estudos municipalistas levantaram dados sobre condições relevantes para desenvolvimento nas áreas da indústria, do comércio, da educação, serviços e investimentos imobiliários.
Caxias do Sul apresentou o melhor índice para faze negócios no setor industrial. Araxá, em Minas está em segundo lugar no ranking. A cidade de Rio Verde, em Goiás, é a melhor para fazer negócios no setor de agropecuário. Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, vem a seguir.

Barueri em São Paulo é o destaque das cidades para negócios no setor de serviços. Macaé no Rio é a segunda no ranking. No setor de educação, Florianópolios está no ponto mais alto.
São Paulo é a melhor para negócios nas áreas de comércio e no setor imobiliário.

Cada município tem suas características, que podem ser exploradas, através de suas condições naturais, culturais e turísticas. Tem seu impulso econômico e social. Toda cidade é um campo certo. Toda cidade é o canto correto para avanço da cidadania.

O século XXI, que é considerado o século dos Municipios, faz com que todos assistam e participem de um processo de fortalecimento da autonomia municipal, por força do engajamento da sociedade nessa economia que castiga as cidades.

No aproveitamento desse momento, necessário se faz um esforço conjunto com a iniciativa privada, para investimentos que gerem emprego e renda. Se esse é o século dos municípios fica claro que trabalhar com os olhos no orçamento e no capital do investidor é o melhor caminho.

Lembremos aqui de vários pensadores que deixaram mensagens claras, cada um ao seu modo, com a certeza de que a mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho inicial.
Por esse caminho, que consideremos o melhor e o mais correto, construímos nossa contribuição, apoiando como parceiro estratégico o CONEXIDADES, em junho, em Jundiaí, exatamente para aqueles que olham além dos obstáculos, enquanto outros param nos limites.