CARAVANA DA INCLUSÃO

COMEÇA COM MAIS DE 900

PARTICIPANTES

Secretaria Célia Leão é reconhecida e aplaudida como grande ativista da causa das pessoas com deficiência. Ela diz que antes da “deficiência vem a pessoa”, em clara manifestação de respeito aos Direitos Humanos.

Da redação

Decisão do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com organização da Uvesp, apoio da Prefeitura e Câmara de Ourinhos, o último dia 2 de outubro viveu um dia especial, com a presença de prefeitos, vereadores, sociedade civil, a APAE e outros representantes de entidades do setor de desenvolvimento humano e políticas públicas. Foi a primeira Caravana da Inclusão, criada para divulgar as ações da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a “Empregabilidade Inclusiva”, programa lançado pelo governador João Dória, que visa colocar no mercado de trabalho as pessoas com deficiência, de um público de cerca de 10 milhões de pessoas só no Estado de São Paulo.

Secretaria Célia Leão, dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A secretaria Célia Leão, dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi super aplaudida como ativista da causa, em demonstração evidente de que esse público espera as ações determinadas pelo governo, ao mesmo tempo em que aplaude as iniciativas do governador Dória.
“O governador tem demonstrado que fala, cria e coloca em prática ação na área da empregabilidade para as pessoas com deficiência”, diz o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, que tornou Ourinhos um modelo de “Cidade Inclusiva”. Já o presidente da Câmara, Enfermeiro Alexandre comentou o sucesso do evento, destacando a contratação que Dória fez de pessoas com deficiência. “Ele deu o exemplo”, concluiu.

Mesa Solene de Abertura

A prefeita Eliana Maria Rorato Manso, de Ribeirão do Sul, cujo filho sofreu um acidente e ficou paraplégico, agradeceu o governador pela indicação da ex-deputada Célia Leão. “Sempre quis apertar a mão dela. Hoje eu sei, mais do que nunca, a importância de sua luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência”!, disse sob forte emoção.

Prefeitos da Região de Ourinhos

Além dela compareceram os prefeitos Anibal Feliciano (Canitar), Odilon Martins (Bernardino), Marco Aurélio Pinheiro (São Pedro do Turvo), Paulinho Minozzi (Timburi), José Clóvis de Almeida Bola (Taquarituba). O ex-prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro, representou o secretário Marco Vinholi, da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Sebastião Misiara, Presidente do Conselho da UVESP

Vereadores de 16 municípios compareceram ao evento, a maioria representando o Parlamento da Região de Assis.
A secretária Célia Leão apresentou a equipe da sua Pasta que destacou todos os projetos da Secretaria, incluído as bibliotecas acessíveis, praias acessíveis, moda inclusiva, sendo que a grande novidade acontece em cinco estações do metrô de São Paulo. Serão colocados quiosques como centro de apoio às pessoas com deficiência, como intérprete de libras, reparos em cadeiras de rodas e em bengalas de cegos, recebimento de currículos e orientações diversas.

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

 Aracélia Lúcia Costa, secretária-executiva fez o painel “Realidades da Região”
Os demais projetos, nas áreas de saúde, segurança, esporte, acessibilidade, reabilitação empregos, foram apresentados por Thiago Cabral, Luiz Oberdan e Fabiana Macedo.

Durante o evento ficou em exposição os manequins de Moda Inclusiva e o Memorial da Inclusão, que conta a história de luta para que as pessoas com deficiência tivessem seus direitos reconhecidos.

Silvia Melo, Presidente Executiva da UVESP, Célia Leão, Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiencia do Estado de São Paulo e Clara Pocay, Primeira Dama de Ourinhos

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clara Pocay acompanhou pessoalmente a preparação dos shows. Inovou-se no Hino Nacional Brasileiro e na apresentação da Associação, comandado pela Luciléia da Luz Brizola, e da APAE, presidida por Vera Lúcia Ferreira de Lima, a primeira com a coreografia “Xaxado, Pisada Forte do Sertão” e a coreografia “Nascemos para sermos Incríveis, não Perfeitos”, pela Apae.

Grupo de Dança
Equipe da Secretaria de Estado dos Direitos das pessoas com Deficiência

Clique aqui e confira todas as fotos