MAIS DE MIL E DUZENTOS MUNICÍPIOS NÃO TÊM  MULHER NOS LEGISLATIVOS

Uvesp foi solicitada a entrar na campanha por mais mulheres na política.

A presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo, participou do painel no 2º Congresso de Prefeitos e Prefeitas  do Estado de São Paulo, que discutiu Feminicídio, Empregabilidade, Políticas Públicas e Família. Comandado pela ministra Damares  Alves, da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, o evento destacou a importância do protagonismo das mulheres.

Silvia Melo, Presidente Executiva da UVESP e Damares  Alves, Ministra de Estado da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos

A organização do importante Painel Mulher  foi da presidente do Conselho Estadual da APREESP e presidente da Libra, Marta Lívia Suplicy, que tem se desdobrado em convocar mulheres para os setores de decisão.

Aplaudida, a ministra Damares disse que “é preciso às vezes ser considerada doida para que possamos ser ouvidos e destacados pela imprensa. É um preço que vale a pena, porque assim há divulgação do que propomos”.

Damares, que surpreendeu a todos pela sua capacidade de transmitir,  disse que tem um objetivo, que é “tirar o Brasil do 5º lugar em Femininístico no mundo.

Damares  Alves, Ministra de Estado da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos

Participaram da mesa mulheres de vários seguimentos, mas destacamos a Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e a Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela da Silva Gandra Martins.

Cristiane disse que é fundamental a participação da mulher na sociedade, na vida pública e nas atividades de protagonismo e deu um número que comprova o baixo nível de participação de mulheres no Legislativo. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1290 não possuem mulher no legislativo.

Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito

Já a Dra. Ângela disse que o grande caminho para alavancar o entusiasmo das mulheres é através das Câmaras Municipais. Pediu a participação da Uvesp nessa grande campanha nacional, o que foi reforçado pela ministra Damares.

Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela da Silva Gandra Martins

Em sua exposição, a presidente executiva da Uvesp disse que a entidade aceita a convocação da ministra para compor no projeto “por mais mulheres na política” e que esse tem sido o papel da entidade, pois entende que a mulher na vida pública tem uma preocupação mais firme pelas políticas públicas. “Aceito com muita honra o convite para um café com a ministra”, finalizou.

A grande homenageada do painel foi para a ativista Luiza Brunet, que teve a coragem de escancarar as agressões sofridas pelo marido.

 

Luiza Brune recebendo Homenagem