DUAS AÇÕES PARA O TURISMO COM A PRESENÇA UVESP

O seminário “Alternativas de Desenvolvimento”, realizado em Jaguariuna, no último dia 22, ofereceu a oportunidade para prefeitos, vereadores e servidores conhecerem as ações do turismo no Estado de São Paulo, promovidas pela Secretaria de Turismo e Viagens.

O evento teve, também, a participação do Desenvolve SP que tem procurado, por orientação do Governo do Estado, oferecer condições aos municipios, com empréstimos para infraestrutura que segundo o presidente Sérgio Gusmão, a meta é ampliar ainda mais os desembolsos  para auxiliar os municípios  a tirar do papel as importantes obras de infraestrutura.

Lucas Dib, chefe de gabinete, participou do seminário e destacou o programa “Desenvolve Municípios” que aportará R$ 1 bilhão em recursos para investimentos, com juros subsidiados. As condições – segundo Lucas –  incluem prazo de pagamento de até oito anos e carência que pode chegar a dois anos.

 

Prefeitos, vereadores e representantes da Região Metropolitana de Campinas tiveram a oportunidade de conhecer os projetos do Desenvolve e todas as ações , também, em favor do turismo, projetos que visam a retomada do desenvolvimento já em fase avançada.

As colocações que estimulam as pessoas a apoiar o turismo como grande vetor da economia foram feitas pelo secretário Vinicius Lummertz, que foi recepcionado pelo prefeito Gustavo Reis, que busca qualificação para que Jaguariúna se transforme em estância.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer também o projeto 5G, estimulador das “cidades do futuro”, apresentado pela cientista político Karina Rodrigues.

 

PROGRAMA VALORIZA SP

No dia seguinte, às 17h00 , na sede da Secretaria de Turismo e Viagens foi lançado o projeto “Valoriza SP”, em evento virtual para divulgar a plataforma de capacitação da secretaria do Turismo. A audiência registrou mais de 400 interessados em participar dos cursos, que são grátis com certificação, o que abre oportunidade de empregos.

Com o apoio da FEFATEC, a Uvesp reproduz o lançamento em live especial, na próxima terça-feira (dia 28)  às 17 horas, para prefeitos e vereadores.

Esse programa foi desenhado para ser planejado e implantado com base em três eixos principais: Regionalização, Qualificação e Capacitação; Promoção e Apoio à comercialização do turismo do Estado de São Paulo.

O curso faz parte do Plano 2030 que prevê ações específicas nesse mesmo sentido, que é o de fortalecer as instâncias de governança regional, descentralizar e qualificar a gestão do turismo.