PERCURSO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

 

Em parceria com a EMAE, a Uvesp apresenta na quarta-feira, o Inter Cidades, a partir das 14h00, programa  virtual com a participação de prefeitos, vereadores, agentes públicos de um modo geral para debater as questões que envolvem o meio ambiente e a principal obra da área, a despoluição do Rio Pinheiros.

O novo Rio Pinheiros, obra do Governo do Estado de São Paulo, com a permanente ação da EMAE, Cetesb e Sabesp, não é uma tarefa que depende apenas da legislação e fiscalização, que São Paulo não deve furtar-se a institucionalizar – mas de um compromisso consciente assumido por toda a sociedade e em especial pelas novas gerações, como parte indissociável do projeto de sustentabilidade para cumprir as Metas do Milênio.

As discussões sobre modelos políticos e econômicos nos últimos tempos, especialmente na última década, impulsionaram a consciência social e puseram no centro do debate universal as relações entre o homem e a natureza.

O ambientalismo não é meteoro. Veio para ficar. E a questão maior é traze-lo sempre para o debate político incluído no debate sobre economia e desenvolvimento.

O econômico, o ambiental, o social, o ético, o político não se separam. O ético do ecológico ou vice-versa é a relação que se trava entre as gerações presentes e as gerações futuras, obrigando-se as primeiras a legar aos que não têm voz, porque sequer nasceram, um meio ambiente que não comprometa a qualidade de vida futura.

O social do ecológico está na experiência de que os mais atingidos com a degradação são os pobres porque são eles as primeiras vítimas   da contaminação da água, da poluição urbana, das enfermidades encubadas na sujeira ambiental.

Nesse aspecto, devemos festejar a Sabesp, a nossa empresa, porque o Estado de São Paulo apresenta os melhores índices de saneamento no Brasil. Do total do investimento brasileiro em 2019 de R$ 15,7 bilhões para melhoria do saneamento básico, São Paulo foi o estado que mais investiu, com cerca de R$ 6 bilhões.

Aqui, no estado, 98,4% da população urbana é atendida com rede de agua tratada e 91,7% com rede de esgoto, números que melhoram a cada mês, graças aquela que é considerada o orgulho paulista: a Sabesp.

O Estado de São Paulo tem demonstrado que o econômico do ecológico é respeitado, porque somos orientados a entender que o meio ambiente é um patrimônio que tem valor se bem cuidado , e que têm custos altíssimos quando é mal tratado.

O Novo Marco Legal do Saneamento, cujo relator é um deputado paulista, ex-vereador e ex-prefeito, volta seus olhares para eliminar as doenças e garantir qualidade de vida, a estabelecer que 99% da população brasileira tenha acesso à agua potável e 90  da população seja atendida com coleta e tratamento de esgotos sanitários, até o final de 2033.

O deputado Geninho Zuliani procurou ouvir técnicos e especialistas consagrados para inclusive proteger os pequenos municípios    que terão que se organizar em blocos que gerem volumes expressivos de investimento para atrair os parceiros privados, o que exige as metas agressivas de universalização dos serviços de saneamento.

Além do Inter Cidades, o 5º Conexidades, no Guarujá de 07 a 11 de junho, não deixa de lado a questão ambiental, que promove a união do homem com o meio ambiente.