TUDO COMEÇA NO MUNICÍPIO A INTEGRIDADE TAMBÉM

A interlocução que a Uvesp provocou com especialistas e o público alvo – os agentes públicos – em 2021, encerra a certeza de que os caminhos para o sucesso administrativo e a preparação dos agentes públicos para cargos maiores, estão corretos.

A participação vereadores , além dos prefeitos no processo da nova regionalização do Estado, demonstra com clareza que todos estão preocupados com o futuro que chega rápido.

A parceria da Uvesp com a Secretaria de Desenvolvimento Regional  nesse modelo que cria o slogan “As pessoas moram nas cidades, mas vivem na região”, comprova a preocupação dos agentes públicos com o desenvolvimento sócio –econômico das regiões paulistas.

Ninguém ignora que no arcabouço federativo, o município é o grande alicerce do desenvolvimento nacional. E os seus agentes públicos, preparados e orientados, aprendendo na prática, com os problemas municipais, tornam-se prontos para os cargos maiores da Federação.

Ao preparar o vereador, principalmente, para uma trajetória tranquila no terreno onde se assenta o edifício da Federação, estamos conduzindo-o à passos maiores na política nacional.

Ficou muito claro em nossas caminhadas pelo interior, no projeto em que a FIPÉ expõe suas inteligências humanas, que não faltam, no interior paulista, bons exemplos de administrações fecundas, com modelos de desenvolvimento municipalista. Igualmente, nas Câmaras Municipais encontramos vereadores dispostos a fazer a diferença em seus mandatos .

Fazendo coro ao Tribunal de Contas do Estado, a Uvesp tem orientado a formação dos controles interno e externo, criando mecanismos de controle social e, com isso, tornar público o debate das decisões que vão orientando a vida nos Municípios.

Os Parlamentos Regionais, criados, incentivados e impulsionados  pela Uvesp, têm sido exemplo edificante de convivência  com a sociedade civil. Percebemos que há um chamamento à solidariedade, para adesão a projetos claros. O cidadão, então, sabe o resultado que vai obter, e, assim, ele adere.

Esses Parlamentos têm  sido exemplo de amadurecimento tanto da parte do Executivo, do Legislativo como da parte dos cidadãos. Pois se  percebe que é possível conformar novos pactos, estabelecendo negociações  para enfrentar os problemas comuns.

Diante disso, a Uvesp criou o SELO DE INTEGRIDADE PÚBLICA, comandado pelo diretor de Novos projetos Luis Mário – Marinho , que cria oportunidades para que prefeitos e vereadores respondam as ações que estão cuidando para melhorar a vida das pessoas, através dos 4 pilares do Programa de Integridade ( Transparência – Participação Social – Integridade e Sustentabilidade).

Marinho tem percorrido o interior, conversando com prefeitos, vereadores , assessores e secretários responsáveis pelas áreas de politicas públicas.

Afirma-se, então, que a Uvesp, em suas andanças, tem trabalhado e estimulado a construção da cidadania, principalmente no contato direto com o cidadão, seja com as aulas cujas datas têm sido passada a todos que participam do SELO ou nas andanças do nosso diretor de novos projetos , que se mostra realizado pelo retorno e pela preocupação dos agentes públicos com a administração do bem público.