Ad

A diretoria da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias de São Paulo se reúne em sua sede em São Paulo.

Os diretores definiram a pauta da próxima Reunião Geral de Prefeitos que acontecerá em Monte Alegre do Sul nos dias 17 e 18 de agosto.

Para o encontro os prefeitos aprovaram a participação dos quatro pré-candidatos melhores posicionados nas últimas pesquisas eleitorais para o cargo de governador. Serão convidados João Dória, Paulo Skaf, Márcio França e Luiz Marinho.

A APRECESP elaborará uma CARTA COMPROMISSO que será apresentada aos políticos elencando as principais demandas das estâncias paulistas. O conteúdo do documento está sendo discutido entre os prefeitos das 70 cidades associadas.

• CONVÊNIOS •

A diretoria da Aprecesp está acompanhando os efeitos do decreto do Governo do Estado que cancelou o pagamento dos restos a pagar processados. A medida afeta estâncias que celebraram convênios em exercícios anteriores a 2018 e que ainda estão em andamento.

“A direção da APRECESP está atenta a essa questão. Muitos municípios estão com obras contratadas e precisamos saber do Estado quais medidas serão adotadas diante desta decisão”, afirmou o presidente da APRECESP Marco Aurélio. 

Também participaram da reunião os prefeitos Leandro Pilha (Santa Rita do Passa Quatro), Marcos de Oliveira (Morungaba), Leandro Correa (Brotas), Clodomiro Júnior (Santo Antônio do Pinhal), Gabriel Rosa (Cananeia) e Edson Rodrigo (Monte Alegre do Sul).

 

Na foto: Leandro Pilha (Santa Rita do Passa Quatro), Marcos de Oliveira (Morungaba), Leandro Correa (Brotas), Clodomiro Júnior (Santo Antônio do Pinhal), Gabriel Rosa (Cananeia) e Edson Rodrigo (Monte Alegre do Sul).
 

• BERÇO DA MATA ATLÂNTICA •

Com o objetivo de fortalecer o setor de Turismo no Vale do Ribeira e Litoral Sul, prefeitos e gestores municipais de cinco cidades da região estiveram reunidos no dia 20 de julho, no Instituto Rio Itariri, em Pedro de Toledo, para reunião de apresentação da proposta de criação de um roteiro turístico que poderá integrar as duas regiões. O projeto foi idealizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (APRECESP). O encontro foi liderado pelo presidente das duas entidades e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

O projeto consiste em um termo de cooperação entre as prefeituras de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A proposta é promover os principais atrativos turísticos com a implantação dos roteiros: Sol e Praia, Turismo Náutico, Turismo Cultural e Religioso, Ecoturismo e Turismo de Aventura e Turismo Gastronômico.

Para Marco Aurélio, a integração se dará na divulgação mútua dos calendários de eventos e compartilhamento de ações e experiências no setor. “A Regionalização do Turismo começa com a união de duas ou mais cidades em torno de um roteiro atrativo”.

Ainda segundo Gomes, o Litoral Sul recebe cerca de 800.000 visitantes todos os anos. “Queremos que estes turistas conheçam também as belezas naturais de Itariri e Pedro de Toledo. Cidades que se consorciaram no Turismo tiveram um resultado melhor, trabalhando de forma conjunta, atraindo mais visitantes e investimentos privados”.

Um Grupo de Trabalho será formado inicialmente por secretários municipais e técnicos das prefeituras. “A nossa proposta é ampliar as discussões com a sociedade. Também serão convidados representantes do setor de hospedagem e agências receptivas”, acrescentou o prefeito itanhaense.

Na segunda fase, o roteiro será apresentado à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), com o objetivo de ser comercializado pelas agências de viagem.

LITORAL SUL • As cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe têm em comum uma extensa faixa de praias de águas limpas e com estrutura de atendimento aos turistas com hoteis e pousadas, bares, restaurantes e comércio variado. Os visitantes também podem explorar trilhas, navegar por rios e contemplar monumentos históricos, além das belezas naturais.

VALE DO RIBEIRA • Itariri e Pedro de Toledo estão entre as 24 cidades que compõem a região que tem uma das áreas de beleza natural mais exuberante do Estado. Entre seus parques e reservas naturais de mata atlântica estão mais de 10 mil espécies entre fauna e flora declaradas pela Unesco como reserva da biosfera por sua diversidade. O turista vai encontrar opções para esportes radicais, trilhas e ecoturismo.

Participaram do encontro os prefeitos Eleazar Muniz (Pedro de Toledo) e Dinamérico Peroni (Itariri). O secretário de Turismo de Peruíbe Eduardo Ribas, representou o prefeito Luiz Maurício e o biólogo Marco Belmonte a Prefeitura de Mongaguá. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Rio Itariri, Fábio Rogério de Souza, os vereadores Silvio Oliveira (Itanhaém) e Marcos Melhado (Pedro de Toledo), além dos gestores municipais de Turismo Eliseu Braga Chagas (Itanhaém), Paulo Rodrigues (Itariri) e Roger Fernandes Perin (Pedro de Toledo).

Ad
Ad