RENATO NALINI. CULTURA A SERVIÇO DO BRASIL

Sebastião Misiara e Silvia Melo

O artigo “Vale a Pena ser Prefeito”, reproduzido no JORNAL DO INTERIOR(setembro/2019), sob a assinatura do professor José Renato Nalini, ganhou repercussão entre prefeitos e possíveis candidatos nas próximas eleições.

Magistrado consciente de sua responsabilidade, enquanto no Judiciário de primeira e segunda instância e como presidente do Tribunal de Justiça do Estado, sempre se preocupou com os municípios, com a situação dos prefeitos, com as ações ajuizadas em detrimento de uma administração serena.

 Como um magistrado que não pode ser político. E mesmo pela Constituição impedido de exercer atividade político-partidária, nunca deixou de ser sensível aos problemas de sua época, os mesmos administrados pela classe política.

Entretanto convém aqui lembrar que suas sentenças e atitudes, traduziram,sempre,  os seus valores políticos e morais, dentro da ordem jurídica que se comprometeu solenemente a preservar.

Tão logo assumiu a presidência do TJ, em audiência concedida ao presidente da Uvesp, o professor Nalini demonstrou sua preocupação com o número de ações diretas de inconstitucionalidade envolvendo municípios paulistas. Propôs soluções, por nós seguidas, e que ganhou espaço em vários municípios, que foi o de ouvir Judiciário e Ministério Público, antes da apresentação de leis de interpretações as mais variadas.

Sua fé no Direito, na nobreza ímpar das funções dos magistrados, fez com que exercesse com serenidade, energia e discrição, na compreensão dos demais poderes e no respeito dos seus jurisdicionados.

Hoje, o professor José Renato Nalini, orgulhosamente para nós, colaborador do Jornal do Interior, coloca sua sabedoria a serviço do Brasil nas consultorias e na advocacia.