O papel do vereador é fundamental no sucesso do “Acessa Sus”, disse o Procurador Geral do Ministério Público, dr. Gianpaolo Smanio à presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo.

O Acessa Sus é um programa criado pela Procuradora Lídia Passos, cujo objetivo é diminuir a demanda de ações judiciais nos municipios, prejudicando o orçamento público. Sua finalidade é a de , através de um sistema de triagem e de orientação farmacêutica protegendo o paciente, com medicamentos semelhantes aos receitados e, com isso, evitando demandas judiciais.

“Nos casos em que há judicialização, o Acessa Sus estabeleceu um fluxo de analise de cada caso, observando-se os protocolos de atendimento do SUS e os orçamentos das secretarias de saúde”, informou a presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo que aceitou convite pela entidade para formar essa parceria e orientar prefeitos e vereadores.

Na última terça-feira (26), o presidente do conselho da Uvesp, Sebastião Misiara, participou de reunião na Assembléia ao lado do Procurador Geral do Estado, dr. Smanio, da procuradora Lídia Passos, criadora do Acessa Sus e do Defensor Público Geral do Estado, dr. Davi Eduardo Depiné Filho.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais, presidida pelo Deputado Mauro Bragatto com apoio da Rede de Consórcios e da Oficina Municipal.