Rio Preto tem o melhor projeto de retomada do Estado

 

São José do Rio Preto é a vencedora do concurso TCESP-ODS, que apontou as melhores ações para a retomada econômica no pós-pandemia. O concurso do Tribunal de Contas e Observatório do Futuro destacou as iniciativas que incorporam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de maneira efetiva e transformadora, em políticas públicas de combate à pandemia de Covid-19 e na retomada da economia.

Rio Preto, que é signatária dos ODS desde 2017, participou do concurso apresentando as medidas adotadas pelo Comitê de Retomada da Economia, criado em dezembro de 2020 pelo prefeito Edinho Araújo e coordenado pelo vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Orlando Bolçone, com a participação de 17 instituições da sociedade civil e secretarias municipais.

Em um ano, o Comitê recebeu 99 propostas, das quais 39 já foram implementadas pela prefeitura, entre as quais a ampliação das linhas de crédito especial do Banco do Povo, a Sala de Crédito da Acirp e o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) que, juntos, chegaram a mais de R$ 51 milhões injetados na economia.

Além disso, os cursos de qualificação profissional atenderam mais de 800 trabalhadores de Rio Preto e região. Na área da inovação, o Parque Tecnológico incorporou este ano 23 novas empresas no Centro Incubador, fechando o ano com 44 empresas em atividade e cerca de 1.500 empregos diretos. Foram adotadas também medidas na área da desburocratização, facilitando a abertura de novas empresas e o empreendedorismo.

A entrega do prêmio ocorreu no dia 2 de dezembro, em São Paulo, e foi feita pela presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cristiana de Castro Moraes, em cerimônia com a participação do prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, do vice-prefeito Orlando Bolçone, do presidente da Associação Comercial e Empresarial, Kelvin Kaiser, do vice-presidente da Acirp, Gilberto Mariano, e do assessor especial da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, Edinho Filho.

“Este prêmio é o reconhecimento do esforço feito por Rio Preto para superar as dificuldades impostas pela pandemia, estimular a atividade econômica e a geração de emprego. Nossa cidade saiu na frente, com um trabalho bem planejado e que contou com a dedicação de todas as instituições, num trabalho sério, com muita dedicação, feito em sintonia e sempre pensando no bem da cidade”, disse Bolçone.

“Em meio a tantas dificuldades impostas pela pandemia, e mesmo antes do início da vacinação em massa, planejamos a retomada, chamando e ouvindo as vozes da sociedade civil,  priorizando o incentivo à economia e a recuperação de empregos”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

Para o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, o trabalho feito pelo comitê em um ano de atividades “mostra a força e a pujança da economia rio-pretense que, com planejamento e diálogo, mostrou-se pronta para a retomada”.

O vice-presidente da entidade, Gilberto Mariano, atribuiu o resultado positivo “à agilidade com que foram adotadas as medidas necessárias, atendendo ao empresário e ao trabalhador, num movimento abrangente”.

O projeto ‘Vencedores mais esporte mais saúde’, da Prefeitura de Jaboticabal, ficou com a segunda posição
Empatados na terceira colocação ficaram a Prefeitura de Taguaí e a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Paulo.