TRIBUNAL DE CONTAS INICIA FISCALIZAÇÃO ORDENADA
Ao receber em audiência diretores da Uvesp, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Roque Citadani mostrou, em tempo real, o painel com a chamada fiscalização ordenada, sem aviso, em 252 entidades, num total de 215 municípios, mobilizando 273 agentes.
Essa fiscalização, que foi surpresa para os municípios, focalizou entrega de material e uniformes escolares.
Durante cinco horas de fiscalização, os agentes encontraram irregularidades em apostilas, livros e uniformes, ainda pendentes de distribuição, livros estocados no chão e falta de controle na distribuição de material didático.
Segundo informou ao presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, esse fiscalização vai acontecer a cada três meses. “No fundo, queremos orientar os gestores quanto a possíveis irregularidades”, disse o presidente.
O presidente, por outro lado, cuja preocupação com o setor educacional no Estado é de longa data, mandou produzir um aplicativo para que alunos e pais possam transmitir informações, reclamações ou sugestões sobre as escolas.
Roque Citadini comunicou o fato ao gabinete da Secretaria de Educação do Estado, mostrando o objetivo do TCE, que é de ajudar na orientação aos professores quanto à possíveis reclamações no setor.
CONEXIDADES
A diretora de comunicação da Uvesp e diretora geral do evento, Silvia Melo, entregou ao conselheiro Citadini convite – cuja presença está confirmada – para participar do Conexidades 2019, em São Carlos, de 04 a 08 de junho, quando, também, sob o comando do Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, técnicos do Tribunal responderão perguntas feitas pelos participantes no local dentro do painel do Direito Público.
AGRADECIMENTO
Por outro lado, os diretores da Uvesp estiveram com o Dr. Renato Martins Costa, agradecendo a deferência, o apoio e a parceria com a entidade tanto nas orientações, no Ciclo de Debates e nos seminários da entidade. Este ano, serão 20 encontros do Ciclo com início em março.
Essa parceria entre TCE e UVESP, possibilita que a entidade possa replicar para os gestores municipais as informações repassadas pelos técnicos do Tribunal.