VEM AÍ O SEBRAE MUNICIPALISTA

 

Um sistema semelhante aos consórcios municipais está no radar do Sebrae (SP). O presidente Tirso de Salles Meirelles recebeu a diretoria da Uvesp  para colocar sua proposta de buscar o apoio dos vereadores e prefeitos nas ações da instituição, que visa criar ambientes de sustentabilidade que envolva diretamente as micro e pequenas empresas.

O ambiente que se pretende estimula as compras de produtores locais e facilita o entendimento entre prefeituras. “Quando fui secretário em Sertãozinho tinha dificuldade de encontrar produtos, que muitas vezes estavam com produtores da região. Para ganhar tempo, otimizar as compras e prestigiar as comunidades produtoras, é importante que as prefeituras se reúnam como um consórcio”, diz o presidente do Sebrae.

A parceria entre prefeitos e vereadores  é fundamental para o êxito desse projeto no qual o Sebrae dará as condições de existência e funcionamento. “Mas é preciso comprometimento de todos para alcançar esse objetivo que irá favorecer a comunidade, produtores e empresários”, conclui.

Sebastião Misiara e Tirso de Salles Meirelles

O Sebrae-SP está presente hoje em mais de 200 municípios acima de 20 mil habitantes. Um piloto está sendo feito com 6 cidades com menos de 20 mil habitantes.

À Uvesp cabe, a pedido do presidente Tirso, envolver o vereador no apoio às empresas do município, na formulação de leis específicas para o setor e ajudar no processo de desburocratização e fomentar cada vez mais o empreendedorismo – meta prioritária da atual diretoria do SEBRAE.