As escolas municipais de São Carlos atingiram a média de 7 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017.

Ultrapassando a meta do ano de 2021 que era atingir a pontuação geral de 6,7.Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice é divulgado a cada dois anos e é o principal parâmetro de qualidade da educação nacional. Em 2015, a cidade alcançou 6,5 pontos.

O IDEB avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de língua portuguesa e matemática.

A média atingida pelas escolas municipais também ultrapassou a média das escolas estaduais da cidade que conseguiram a pontuação de 6,5 no geral. “Desde o início da administração, o prefeito Airton Garcia priorizou os investimentos em educação. Hoje, o município investe mais de 25% em educação e esses recursos foram indispensáveis para a implantação do Centro de Formação, das melhorias em infraestrutura e a construção de mais 6 escolas”, afirmou o secretário de Educação, Nino Mengatti.

Além da média do município, o índice é divulgado por escola e algumas se destacaram. As escolas Angelina Dagnone de Melo e Dalila Galli tiveram as maiores notas: 7,5 pontos. A EMEB Arthur Natalino Deriggi atingiu 7,1 pontos, no IDEB passado tinha 5,9. A EMEB Antônio Stella Moruzzi também saiu de 6,8 e conseguiu 7,4 na avaliação mais recente.

Na cidade, a EMEB Arthur Natalino Deriggi foi escola com o maior crescimento no índice. A unidade atende o Ensino Fundamental – Ciclo I (1° ao 5° ano) e EJA do 1° ao 9° ano. São 1.250 estudantes nos três períodos. “Por meio de um trabalho focado nas habilidades de escrita, leitura, argumentação e em situações – problema de matemática -, conseguimos um avanço expressivo na nota do IDEB, de 5,9 em 2015 para 7,1 em 2017. Isso demonstra o trabalho e comprometimento de toda a equipe”, afirmou o diretor da escola, Osmair Benedito da Silva.

A educação é uma das prioridades da atual administração. “Foi um grande avanço da rede municipal de ensino. Um esforço conjunto que demonstra que estamos no rumo certo. A melhoria dos nossos índices também vem da dedicação e empenho da nossa rede como um todo: professores, diretores, apoiadores, servidores de maneira geral. Para ampliar ainda mais a rede, estamos investindo em novas parcerias, na informatização e principalmente na capacitação da rede. Como eu sempre digo: só com educação vamos melhorar o Brasil. É investimento”, disse prefeito Airton Garcia.

Da redação • imprensa@uvesp.com.br