Município do litoral paulista mudou o cenário da observação de baleias no Brasil

A Braztoa – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, fundada em 1989 como uma organização privada e sem fins lucrativos, tem como objetivo direcionar e organizar empresas operadoras do trade. Em 2012, a entidade entendendo a importância da sustentabilidade em todos os meios, criou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, chancelado pela Organização Mundial de Turismo, como forma de reconhecer projetos que impactam o setor a partir de boas práticas ambientais, econômicas e socioculturais.

Na 11ª edição do prêmio, que aconteceu esse ano com a festa de premiação em Vitória (ES), foram inscritos noventa e oito “cases”, onde vinte e cinco foram escolhidos, sendo premiados apenas dez, divididos nas categorias Experiência/Produto e Gestão/Governança.

O município do litoral norte paulista, São Sebastião, que já havia sido premiado pela entidade em 2022, com o Projeto de Turismo de Base Comunitária, valorizando a cultura caiçara; foi novamente premiado, com a iniciativa Avistamento de Baleias São Sebastião – O projeto “Avistamento Responsável de Baleias”, promovendo inclusive a conservação marinha e o turismo sustentável, através de práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, preservação de baleias, por meio da redução de impactos ambientais e e impulsiona o crescimento econômico local. Uma iniciativa que protege a biodiversidade, cultiva cultura de conservação e fortalece a economia.

Com as praias mais bonitas do estado de São Paulo, o projeto de avistamento teve início em 2018, quando, com os primeiros avistamentos de populares, e em 2023, através de um termo de cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, a Secretaria de Turismo destinou um espaço para educação ambiental, exposição sobre os animais e informações de avistamento no Centro de Informações Turísticas (CIT) e promoção em feiras do trade. A atividade cresceu em número de animais observados, chegando a serem avistadas na temporada desse ano 740 baleias no Canal de São Sebastião.

Sendo hoje um dos principais destinos turísticos para a observação de baleias no Brasil, dividindo esse mapa com Santa Catarina e Prado (BA), esse posicionamento só pode ser alcançado por campanhas realizadas pela Secretaria de Turismo junto aos pescadores e workshop de desmalhe de baleias, onde mais de 100 pescadores foram diretamente impactados, e envolvendo ativamente a comunidade local na conservação marinha. A criação de uma rede de proteção e alertas contribuiu para a segurança marítima, prevenindo acidentes e protegendo as baleias em sua rota migratória, que acontece entre os meses de maio e agosto.

O envolvimento dos moradores locais, através da valorização da cultura caiçara, da importância da conservação marinha e preservação ambiental, incluindo os alunos das escolas locais, fortaleceu a conexão com os cretáceos.

“Trabalhamos em todas as frentes deste projeto: ambiental, social, cultural, econômico e educacional em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Isso não apenas aumentou o turismo na região, mas também serviu como exemplo de como o turismo pode ser desenvolvido de forma responsável e sustentável”, disse Adriana, secretária de Turismo da cidade.

Para que esse segmento específico de turismo pudesse chegar ao destaque que obteve, regras foram estabelecidas, como a obrigatoriedade de uso de embarcações previamente cadastradas e que tenha toda tripulação capacitada para cumprir todas as normas de avistagem, a presença de um representante do Projeto Baleia Jubarte para uma palestra de conhecimento e a saída no máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor no neutro e permanecer no local por no máximo meia hora.

“O turismo de observação de baleias trouxe receitas significativas, gerando mais de 570 negócios e mais de 70 pessoas por dia em lista de espera para o passeio ao mar durante a temporada de avistamento de baleias. A implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias destacou o potencial econômico sustentável desse setor”, afirmou a secretária de Turismo.

“Nós recebemos um prêmio importante, de extrema seriedade, que é o prêmio Braztoa, onde entramos com o projeto de Avistamento de Baleias, isso já há 7 anos, com capacitação de barqueiros, nas escolas, prédios públicos, marinha, parceria com o pessoal do Baleia Jubarte e do Baleia à vista. É muita coisa que engloba o projeto. A seleção foi bastante criteriosa com comprovação de nossas ações, e no resultado foi o recebimento de 10 – 10 – 10, sem nenhuma ressalva. É o reconhecimento de muito trabalho e dedicação”, fala Adriana Augusto Balbo Venhadozzi, secretária de turismo de São Sebastião sobre prêmio recebido.